Jeitinho gatinho de ser

Segundo Lícia de Jesus, médica veterinária estagiária,há vários motivos que levam a pessoa a escolher um gato como companhia. Um seria o de o dono não precisar ter tanta preocupação em relação a cuidados (dar banhos, catar pulgas ou carrapatos, escovar, entre outros). Outro, quando precisar sair ou viajar, facilmente o gatinho poderá ficar sozinho em casa ou apartamento.
Mas, antes de escolher o animal é importante prestar atenção em alguns detalhes para não se arrepender depois como, por exemplo, cor do pêlo, dos olhos, a raça e o tamanho.
Estes fatores são importantes para que no futuro, os donos não rejeitem e decidam deixá-los na rua ou em outros locais, em que o animal não vai ser bem tratado.
"O meu gatinho não é bonito, eu ganhei de uma amiga. Já pensei inúmeras vezes em doá-lo ou deixar em algum lugar, mas tenho receio que ela (amiga) fique zangada comigo", afirma a psicológa Vanda Silva.
Curiosidade miau!
No total, os felinos dormem 16 horas por dia, quase duas vezes mais que os outros animais mamíferos. O curioso é que, apesar de dormir tanto, ele facilmente desperta do sono. Eles preferem dormir durante o dia, o que explica a vontade de brincar à noite. Ao acordar, o bichinho se espreguiça, boceja e, em seguida, realiza sua higiene.
Dicas felinas...
Para a higiene é importante separar um a caixa de papelão com areia para o gato

Se a moradia é em apartamento, preferir utilizar telas protetoras nas janelas, para evitar que o bichinho se desequilibre e caia. Caso seja em casa, o melhor é a castração do gato, o que ocasiona a permanência dentro do lar e, conseqüentemente, a sua proteção de diversos perigos (brigas com outros gatos e cães, maus-tratos, doenças, atropelamento e filhotes não planejados).
A alimentação é muito importante para os felinos assim como é para o ser humano. Ela deve ser composta por rações de boa qualidade e que garanta ao bichano uma qualidade de vida.
O gato é um animal que ama carinho. Pode ser um afago, cafuné ou uma brincadeira. Para ele o que importa é ter seu dono perto e se sentir querido. Dessa forma, o bichano se torna ainda mais dócil e amável.
Um comentário:
ai, Gemaima, que amor esse post sobre os gatinhos! adorei!
Postar um comentário